quinta-feira, 20 de julho de 2017

Plano de aula: A rosa de Hiroshima


Por Professor Natanael Almeida

O estudo aprofundado da literatura (palavra aqui em sentido amplo) confirma que os textos trazem a posição do autor, traços do período histórico e  do perfil de uma sociedade, ou seja, compreender o texto importa reconhecer que se trata de produção ideológica, valorativa, histórica e filosófica. 

No plano de aula "A rosa de Hiroshima", o professor iniciará a aula abordando o contexto-histórico-social, o engajamento na arte e por último a análise do poema, onde para mim,  a melhor parte é a descoberta da influência do contexto-histórico-social sobre a arte como crítica e reflexão.

Plano de Aula: A rosa de Hiroshima

1. Identificação 


  • Curso: 3º ano do Ensino Médio. 
  • Disciplina: Língua Portuguesa. 
  • Duração da aula: duas a quatro aulas de 50 minutos. 

2. Tema ou Título da aula

  • Poema de Vinícius de Moraes: “A Rosa de Hiroshima”. 

3. Objetivo Geral


  • Conhecer os fatos históricos e refletir qual a influência desses acontecimentos na literatura. 

4. Objetivos específicos


  • Estudar o poema “A Rosa de Hiroshima” e compreender sua relação com episódios envolvendo a Segunda Guerra Mundial. 

  • Compreender o poema como parte da vertente social presente na obra de Vinícius de Moraes. 

5. Conteúdo programático

a) Contexto-histórico-social. 



I. Primeira guerra mundial. 


II. Segunda guerra mundial. 


III. Vídeo: “Testemunhas da 2ª guerra Hiroshima e Nagasaki - A Bomba Atômica”.


b) Engajamento na arte.


I. A crítica social e a metalinguagem. 

II. O autor Vinícius de Moraes e sua obra. 

c) Análise do poema: “A Rosa de Hiroshima”.


6. Descrição do passo a passo da aula

I. Introdução: 

a. Fazer um levantamento sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

b. Apresentar o vídeo: “Testemunhas da 2ª guerra Hiroshima e Nagasaki - A Bomba Atômica”.






II. Desenvolvimento: 


a. Explicar a 2ª fase do Modernismo no Brasil.

b. Comentar a biografia de “Vinícius de Moraes”.  Acesse: Vinícius de Moraes

c. Apresentar a versão musical do poema: “A rosa de Hiroshima”.





d. Distribuir cópias do poema aos alunos para que eles possam participar da análise a ser feita. Acesse : Rosa de Hiroshima

e. Analisar com os alunos a estrutura (métrica e versificação, recursos expressivos) e a temática do poema: “A rosa de Hiroshima”.


III. Fechamento 

a. Motivar a reflexão de como o contexto histórico-sócio-cultural pode influenciar na literatura e demais formas de expressão.

7. Recursos didáticos (sugestão)

a) Computador. 

b) Projetor.

c) Caixa de som.

d) Livro didático.

e) Cópia impressa do poema “A Rosa de Hiroshima”.  


Acesse: Rosa de Hiroshima

f) Cópia impressa da matéria da Revista Língua Portuguesa: Vinícius, o poeta do cotidiano. 


Acesse : Reportagem : Vinícius, o poeta do cotidiano

g) Cópia impressa do artigo: “Contexto histórico social e análise do poema”. 


Acesse : http://valiteratura.blogspot.com.br/2011/01/rosa-de-hiroshima-vinicius-de-moraes.html

8. Avaliação

Aplicar a avaliação em duas etapas.

Etapa 1. Avaliação oral com o objetivo de verificar o que e quanto os alunos puderam apreender sobre o tema proposto. Fazer as seguintes perguntas e comentários adicionais quando necessário:

a) O que significa o título do poema Rosa de Hiroshima?

b) Vinicius, no poema, pede: “Pensem nas crianças, nas mulheres, nas feridas”. O que ele quer dizer?

c) Existe alguma relação entre as sequelas deixadas pela radiação e alguma parte do poema? Se sim, explique.

d) O racismo teria contribuído para o lançamento das bombas sobre o Japão?

e) O lançamento da bomba de Hiroshima representava o quê para os norte-americanos?

f) O Japão suportaria uma invasão norte-americana massiva? Justifique.

g) O lançamento da bomba foi uma demonstração de poder estadunidense?


Etapa 2. Avaliação escrita. Entregar uma folha com duas questões sobre o tema estudado para os alunos devolverem respondidas ao término da aula:



Fuvest-SP).



1.Neste poema:



a) A referência a um acontecimento histórico, ao privilegiar a objetividade suprime o teor lírico do texto.



b) Parte da força poética do texto provém da associação da imagem tradicionalmente positiva da rosa a atributos negativos, ligados à ideia de destruição.



c) O caráter politicamente engajado do texto é responsável pela sua despreocupação com a elaboração formal.



d) O paralelismo da construção sintática revela que o texto foi escrito originalmente como letra de canção popular.

e) O predomínio das metonímias sobre as metáforas responde, em boa medida, pelo caráter concreto do texto e pelo vigor de sua mensagem.

(Fuvest-SP).

2.Os aspectos expressivo e exortativo do texto conjugam-se, de modo mais evidente, no verso:

a) “Mudas telepáticas”. (v. 2)

b) “Mas oh não se esqueçam”. (v. 9)

c) “Da rosa da rosa”. (v. 10)

d) “Estúpida e inválida”. (v. 14)

e) “A antirrosa atômica”. (v. 16)

9. Bibliografia

BARRETO, Ricardo Gonçalves. (Org.). Ser protagonista. 1ed. São Paulo: Edições SM, 2010.132p
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 49ª ed. São Paulo: Cultrix, 2013. 490 p.

EDIÇÕES SM. (Org.) Ser protagonista, ensino médio, volume único. 1ed. São Paulo: Edições SM, 2014. 60,63 p.

Música “A rosa de Hiroshima”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=FIiQ6aCmZbA>. Acesso em 26 de abril de 2015.

Vídeo: “Testemunhas da 2ª guerra”. Hiroshima e Nagasaki - A Bomba Atômica. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=cYEn5Ht6Qgc>. Acesso em 26 de abril de 2015.

Versão digital da revista Língua Portuguesa. Editora Escala, disponível em <http://conhecimentopratico.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/27/artigo206955-2.asp> . Acesso em 25 de abril de 2015.

A rosa de Hiroshima. Disponível em: http://valiteratura.blogspot.com.br/2011/01/rosa-de-hiroshima-vinicius-de-moraes.html. Acesso em 25 de abril de 2015.

Vídeo: “Testemunhas da 2ª guerra - Hiroshima e Nagasaki - A Bomba Atômica”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=cYEn5Ht6Qgc>. Acesso em 26 de abril de 2015.

Música “A rosa de Hiroshima”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=FIiQ6aCmZbA>. Acesso em 26 de abril de 2015.


Boa aula!




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