Por Professor Natanael Almeida
O estudo aprofundado da literatura (palavra aqui em sentido amplo) confirma que os textos trazem a posição do autor, traços do período histórico e do perfil de uma sociedade, ou seja, compreender o texto importa reconhecer que se trata de produção ideológica, valorativa, histórica e filosófica.
No plano de aula "A rosa de Hiroshima", o professor iniciará a aula abordando o contexto-histórico-social, o engajamento na arte e por último a análise do poema, onde para mim, a melhor parte é a descoberta da influência do contexto-histórico-social sobre a arte como crítica e reflexão.
Plano de Aula: A rosa de Hiroshima
1. Identificação
- Curso: 3º ano do Ensino Médio.
- Disciplina: Língua Portuguesa.
- Duração da aula: duas a quatro aulas de 50 minutos.
2. Tema ou Título da aula
- Poema de Vinícius de Moraes: “A Rosa de Hiroshima”.
3. Objetivo Geral
- Conhecer os fatos históricos e refletir qual a influência desses acontecimentos na literatura.
4. Objetivos específicos
- Estudar o poema “A Rosa de Hiroshima” e compreender sua relação com episódios envolvendo a Segunda Guerra Mundial.
- Compreender o poema como parte da vertente social presente na obra de Vinícius de Moraes.
5. Conteúdo programático
a) Contexto-histórico-social.
I. Primeira guerra mundial.
II. Segunda guerra mundial.
III. Vídeo: “Testemunhas da 2ª guerra Hiroshima e Nagasaki - A Bomba Atômica”.
I. A crítica social e a metalinguagem.
II. O autor Vinícius de Moraes e sua obra.
c) Análise do poema: “A Rosa de Hiroshima”.
6. Descrição do passo a passo da aula
I. Introdução:
a. Fazer um levantamento sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
b. Apresentar o vídeo: “Testemunhas da 2ª guerra Hiroshima e Nagasaki - A Bomba Atômica”.
II. Desenvolvimento:
b. Comentar a biografia de “Vinícius de Moraes”. Acesse: Vinícius de Moraes
c. Apresentar a versão musical do poema: “A rosa de Hiroshima”.
d. Distribuir cópias do poema aos alunos para que eles possam participar da análise a ser feita. Acesse : Rosa de Hiroshima
e. Analisar com os alunos a estrutura (métrica e versificação, recursos expressivos) e a temática do poema: “A rosa de Hiroshima”.
III. Fechamento
a. Motivar a reflexão de como o contexto histórico-sócio-cultural pode influenciar na literatura e demais formas de expressão.
e. Analisar com os alunos a estrutura (métrica e versificação, recursos expressivos) e a temática do poema: “A rosa de Hiroshima”.
III. Fechamento
a. Motivar a reflexão de como o contexto histórico-sócio-cultural pode influenciar na literatura e demais formas de expressão.
7. Recursos didáticos (sugestão)
a) Computador.b) Projetor.
c) Caixa de som.
d) Livro didático.
e) Cópia impressa do poema “A Rosa de Hiroshima”.
Acesse: Rosa de Hiroshima
f) Cópia impressa da matéria da Revista Língua Portuguesa: Vinícius, o poeta do cotidiano.
Acesse : Reportagem : Vinícius, o poeta do cotidiano
g) Cópia impressa do artigo: “Contexto histórico social e análise do poema”.
Acesse : http://valiteratura.blogspot.com.br/2011/01/rosa-de-hiroshima-vinicius-de-moraes.html
8. Avaliação
Aplicar a avaliação em duas etapas.Etapa 1. Avaliação oral com o objetivo de verificar o que e quanto os alunos puderam apreender sobre o tema proposto. Fazer as seguintes perguntas e comentários adicionais quando necessário:
a) O que significa o título do poema Rosa de Hiroshima?
b) Vinicius, no poema, pede: “Pensem nas crianças, nas mulheres, nas feridas”. O que ele quer dizer?
c) Existe alguma relação entre as sequelas deixadas pela radiação e alguma parte do poema? Se sim, explique.
d) O racismo teria contribuído para o lançamento das bombas sobre o Japão?
e) O lançamento da bomba de Hiroshima representava o quê para os norte-americanos?
f) O Japão suportaria uma invasão norte-americana massiva? Justifique.
g) O lançamento da bomba foi uma demonstração de poder estadunidense?
Etapa 2. Avaliação escrita. Entregar uma folha com duas questões sobre o tema estudado para os alunos devolverem respondidas ao término da aula:
Fuvest-SP).
1.Neste poema:
a) A referência a um acontecimento histórico, ao privilegiar a objetividade suprime o teor lírico do texto.
b) Parte da força poética do texto provém da associação da imagem tradicionalmente positiva da rosa a atributos negativos, ligados à ideia de destruição.
c) O caráter politicamente engajado do texto é responsável pela sua despreocupação com a elaboração formal.
d) O paralelismo da construção sintática revela que o texto foi escrito originalmente como letra de canção popular.
e) O predomínio das metonímias sobre as metáforas responde, em boa medida, pelo caráter concreto do texto e pelo vigor de sua mensagem.
(Fuvest-SP).
2.Os aspectos expressivo e exortativo do texto conjugam-se, de modo mais evidente, no verso:
a) “Mudas telepáticas”. (v. 2)
b) “Mas oh não se esqueçam”. (v. 9)
c) “Da rosa da rosa”. (v. 10)
d) “Estúpida e inválida”. (v. 14)
e) “A antirrosa atômica”. (v. 16)
9. Bibliografia
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 49ª ed. São Paulo: Cultrix, 2013. 490 p.
EDIÇÕES SM. (Org.) Ser protagonista, ensino médio, volume único. 1ed. São Paulo: Edições SM, 2014. 60,63 p.
Música “A rosa de Hiroshima”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=FIiQ6aCmZbA>. Acesso em 26 de abril de 2015.
Vídeo: “Testemunhas da 2ª guerra”. Hiroshima e Nagasaki - A Bomba Atômica. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=cYEn5Ht6Qgc>. Acesso em 26 de abril de 2015.
Versão digital da revista Língua Portuguesa. Editora Escala, disponível em <http://conhecimentopratico.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/27/artigo206955-2.asp> . Acesso em 25 de abril de 2015.
A rosa de Hiroshima. Disponível em: http://valiteratura.blogspot.com.br/2011/01/rosa-de-hiroshima-vinicius-de-moraes.html. Acesso em 25 de abril de 2015.
Vídeo: “Testemunhas da 2ª guerra - Hiroshima e Nagasaki - A Bomba Atômica”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=cYEn5Ht6Qgc>. Acesso em 26 de abril de 2015.
Música “A rosa de Hiroshima”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=FIiQ6aCmZbA>. Acesso em 26 de abril de 2015.
Boa aula!

Nenhum comentário:
Postar um comentário